sábado, 19 de novembro de 2011

Alimentação e celulite

Ingestão de líquidos é fundamental para combate ao problema

 
 
Quando chega o calor e a hora de escolher o biquini, começa o drama das mulheres com a indesejável celulite. De acordo com a nutricionista Juliana Maia, do Rio de Janeiro, a genética influencia no surgimento desses temíveis “furinhos” na pele. Mas se vovó e mamãe já se preocupavam em disfarçá-los desde a juventude, isso não é o fim do mundo. Você pode se precaver, tanto para não ter quanto para não deixar aumentar aqueles que já se instalaram.  “Ter uma alimentação equilibrada é uma das chaves para ficar longe do problema”, diz a nutricionista.
 
O excesso de gordura é, aliás, um dos fatores que mais levam ao surgimento da celulite. Juliana explica que quando a porcentagem da substância no organismo é muito alta, ela se acumula na camada superficial da pele, podendo nos casos mais graves até causar danos ao sistema circulatório. “Os alimentos fritos, as carnes gordas, os biscoitos e os refrigerantes merecem cuidado no cardápio das pessoas com predisposição à celulite”, recomenda a nutricionista, que sugere a prática de exercícios físicos como outro aliado.  

Além de não conterem gordura, alimentos como as frutas e as verduras – ricos em fibras – reduzem o impacto da substância no organismo, ajudando na sua eliminação por meio das fezes. Assim, maçã, goiaba e banana são ótimas opções de lanche, conforme sugere Juliana. “Folhas da cor verde escura contêm também um elevado teor de líquidos, favorecendo a eliminação de toxinas do corpo”, afirma – chamando atenção, desse modo, para a importância de se ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia.
 
Cuidar da saúde do intestino é outra maneira de amenizar o aparecimento da celulite. Se as fibras e a água são indicadas para manter a saúde do órgão, outro alimento que oferece esse benefício é o iogurte com probióticos. As também chamadas “bactérias do bem” ajudam a regular a flora intestinal, evitando inchaços e desintoxicando o corpo também.
 
No fim das contas, a luta contra a celulite é uma questão de hábito. Ou seja, não adianta fazer uma refeição saudável hoje, indo mais devagar com os alimentos gordurosos, e achar que o problema será resolvido amanhã. “É necessário trazer os hábitos saudáveis para o seu cotidiano”, ressalta Juliana.

 Ah, e vale uma observação: ainda que bem menos afetados pelo problema, os homens não estão livres dele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário