terça-feira, 8 de maio de 2012

APRENDA A PREPARAR MERENDA SAUDÁVEL PARA SEU FILHO


Merenda nota 10


Na volta às aulas a criançada adora vestir o uniforme, mostra empenho nas aulas, presta atenção nos professores, mas sem dúvidas a melhor hora é a do recreio. E mais do que gostoso, esse momento também tem que ser pra lá de saudável. Afinal, a molecada precisa de muita energia para poder desempenhar todas as tarefas com o máximo de aproveitamento.
- É muito importante que as crianças aprendam a comer direito na cantina da escola. Uma má alimentação pode trazer conseqüências como problemas como dificuldade de concentração, aprendizagem e problemas de saúde – afirma a nutricionista Niedja Mattos. 

Certamente não é tarefa das mais fáceis fazer com que a criança troque uma coxinha gordurenta por uma fruta. Mas tudo é possível a partir da negociação. 
- O ideal é negociar com o filho um dia livre para que ela coma o que quiser na cantina, contanto que nos outros dias ele tenha um lanche equilibrado. De preferência o dia livre deve ser sexta-feira, para evitar que a criança queira repetir a dose na mesma semana – aconselha a nutricionista. 

Para Sonia Almeida, nutricionista do Vigilantes do Peso, o primeiro passo é fazer com que a criança já saia de casa bem alimentada, com uma refeição completa, seja ela café da manhã ou almoço. O segundo é ensiná-la a fazer as escolhas mais saudáveis na cantina. 

- A ida à lanchonete deve ser ocasional e, nestes casos, ela deve ver o prazo de validade dos produtos e o estado das embalagens, além de pedir alimentos saudáveis como suco de frutas, salgados feitos no forno ou biscoitos sem recheio. Evitar alimentos fritos, recheios gordurosos, açucarados e refrigerantes também é fundamental para uma alimentação saudável – conta ela. 

Ambas as nutricionistas concordam que levar o lanche de casa é a melhor e mais saudável opção. A merendeira deve ter alimentos variados, que supram as necessidades de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. 

Veja algumas opções. A quantidade deve ser adaptada à idade da criança: 

* 10 uvas + 1 fatia de pão integral com requeijão + 1 leite achocolatado
* 1 caixinha de passas + 1 caixa de leite achocolatado
* 1 tangerina + 4 cream cracker + 1 caixa de leite achocolatado
* 1 pêra + 1 pão de mel + 1 caixa de suco de fruta
* 1 xíc. de manga + 1 bisnaguinha com geléia + 1 iogurte
* 1 sanduíche de pão integral com queijo + 1 caixinha de suco de soja
* 1 barrinha (30g) de chocolate ou de cereal + 1 iogurte + 1 fruta


Sonia Almeida dá ainda mais dicas para que a merenda escolar seja nutritiva e adequada às necessidades infantis: 
- Elas vão estimular uma alimentação equilibrada, mais próxima do natural e de boa aceitação por todas as idades. 

>> Separe os biscoitos em porções menores, não mande um pacote inteiro. Corte as frutas grandes em pedaços menores (mamão, melão, manga) e coloque-as em recipientes com tampa. O lanche não precisa ser volumoso, deve ser o suficiente para repor as energias no meio da manhã ou da tarde. 

>> Na merendeira deve ter uma fruta fresca ou seca; um suco de fruta, leite achocolatado, iogurte com sabor ou bebida à base de soja em embalagem individual; um sanduíche feito com frios de ave ou queijo branco em pão integral ou biscoitos simples tipo maisena. Recomenda-se usar requeijão no lugar de maionese e biscoito integral ou de aveia no lugar dos recheados. 

>> Os alimentos industrializados ricos em gorduras, alimentos fritos, chocolates, balas, doces, temperos e condimentos picantes devem ser evitados na alimentação diária da criança. 

>> Adquira alimentos em bom estado de conservação, dentro do prazo de validade e mantidos sob refrigeração adequada. O ideal é preparar os sanduíches pouco antes de sair de casa. Eleja algumas frutas mais resistentes como a maçã, banana, tangerina ou uva. Não é recomendável colocar leite na garrafa térmica pelo risco de proliferação de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário